Os exames de alergia, IgE total e IgE específico, são indicados para descobrir se a pessoa possui qualquer tipo de alergia de pele, alimentar, respiratória ou medicamentosa. Dessa forma, é possível iniciar um tratamento mais específico, de acordo com a frequência e intensidade dos sintomas, ou, se necessário, evitar certa substância.
No setor de bioquímica, os exames servem para investigar o funcionamento do metabolismo do organismo. Dentre os exames realizados nesse setor, encontram-se: glicemia, colesterol , triglicerídeos, exames de função hepática e renal, função cardíaca, eletrólitos (sódio, potássio, cálcio), entre outros.
É um conjunto de testes que analisam a capacidade de coagulação do paciente. Bastante solicitado como exame pré-operatório e auxilia no diagnóstico de problemas como a hemofilia e outros sangramentos.
Os testes moleculares utilizam técnicas como PCR para investigar e mapear doenças, como câncer, alterações cromossômicas e trissomias, a partir da análise do material genético, o DNA.
Uma categoria de exames realizados para investigar doenças infecciosas é a sorologia. O principal uso do exame sorológico é para indicar se o paciente já teve contato com algum agente infeccioso, como: vírus HIV (causador da AIDS); arbovírus do gênero Flavivirus (causador da Dengue); vírus RNA do gênero Lyssavirus (causador da Raiva); vírus HSV- 2 do tipo 2 (causador da Herpes Simples); protozoário Toxoplasma gondii (causador da Toxoplasmose), etc.
O exame mais solicitado desse setor é o Hemograma. Através dele é possível detectar a presença de desordens no sangue e suas frações, sinalizando alterações como anemia, infecções e leucemia.
Os exames hormonais podem revelar uma série de informações importantes sobre o funcionamento do corpo. Como exemplos de exames: TSH, PSA, Insulina, Testosterona. Essa categoria de exames também é bastante solicitada para identificar possíveis disfunções que podem prejudicar a mulher que deseja engravidar.
Os testes laboratoriais imunológicos podem fornecer informações importantes para o diagnóstico e cuidado clínico dos pacientes. Além disso, os testes podem detectar a presença de anticorpos contra parasitas, fungos, bactérias ou vírus, entre outros. Marcadores Cardíacos: Os marcadores cardíacos são substâncias liberadas.
no sangue para diagnosticar, avaliar e monitorar pacientes com suspeita de doenças cardiovasculares (DCVs). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Doença Cardíaca Coronariana, que inclui o infarto agudo do miocárdio (IAM) e a doença aterosclerótica, são a principal causa de óbito por DCV.